Napoleão cobra medidas jurídicas contra o Canadá na OMC



O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, anunciou nesta terça-feira (dia 13), em depoimento ao Senado, que uma missão diplomática brasileira está em Genebra para comparecer a uma reunião do comitê fitossanitário da Organização Mundial do Comércio (OMC). No encontro, que ocorrerá nesta quarta-feira (dia 14), entre outros temas, informou o ministro, será discutida a necessidade de criar "procedimentos de notificação" que ajudariam a evitar situações como a enfrentada há pouco pelo Brasil. O ministro respondia a uma pergunta do senador Hugo Napoleão (PFL-PI) sobre as medidas jurídicas que serão tomadas pelo Brasil para compensar os prejuízos causados pelo Canadá com o boicote à carne brasileira.

Napoleão afirmou que o Canadá "deixa a desejar em matéria de política". O país, na sua opinião, teria questões mais importantes sobre as quais se debruçar, já que enfrenta há décadas problemas relacionados com o equilíbrio federativo. Napoleão argumentou ainda que no último plebiscito, realizado em 1995, uma parcela significativa da população foi favorável à divisão do país.

O ministro lembrou que, como filho do embaixador Aluísio Napoleão, o senador era "um grande conhecedor de política internacional". Lafer agradeceu o fato de as perguntas do parlamentar serem sempre acompanhadas de "valiosas e profundas reflexões".

Lafer disse, ainda, que ficou satisfeito com posição da imprensa canadense no episódio do boicote. Os jornais do país, lembrou o ministro, foram unânimes em afirmar que existia uma relação entre o contencioso envolvendo a Embraer e a Bombardier e o boicote à carne bovina brasileira. Lafer comparou o comportamento dos meios de comunicação canadenses com a saudável "revolta" que verificou na opinião pública brasileira.

13/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Napoleão manifesta estranheza com atitude de retaliação do Canadá

SUPLICY COBRA MEDIDAS CONTRA O DESEMPREGO

ADEMIR COBRA MEDIDAS CONTRA IRREGULARIDADES DOS BANCOS

Arlindo Porto cobra medidas contra protecionismo

FRANCELINO COBRA DO GOVERNO MEDIDAS CONTRA AGIOTAGEM

VALADARES COBRA MEDIDAS DO GOVERNO CONTRA A SECA