Napoleão manifesta estranheza com atitude de retaliação do Canadá



Durante o depoimento do ministro da Agricultura e do Abastecimento no Plenário do Senado, o senador Hugo Napoleão (PFL-PI ) manifestou a sua estranheza com o fato de um país como o Canadá, que tem a sua importância atestada pelo fato de integrar o G7 e o G8, adotar medidas contra a carne brasileira como forma de retaliação pela disputa entre as companhias de avião Bombardier e Embraer. O ministro lembrou que o Brasil conta com o maior rebanho comercial do mundo, ocupando o terceiro lugar no ranking das exportações de carne, posição que já foi do Canadá. "A gente incomoda", afirmou Pratini.

Napoleão disse que o Canadá é "um país dúbio", onde uma parcela significativa da população tem idéias separatistas, que "deixa a desejar em matéria de política".

O ministro concordou com "a falta de seriedade" a que o senador se referiu e acrescentou que o Canadá invocou, como razão para o boicote à carne brasileira, um documento da FAO, organização para a agricultura e alimentação das Nações Unidas, que não existia. O ministro afirmou que, ao consultar a organização, ficou surpreso por constatar que não havia nenhum relatório que comprometesse a carne brasileira. O Canadá, disse, simplesmente havia inventado a documentação.

O senador fez novamente criticas à Organização Mundial do Comércio (OMC), e o ministro concordou que as regras que regem a organização foram feitas para agradar os membros do G7. Pratini observou, no entanto, que o Brasil protesta sempre que possível contra as regras e disse achar "muito positivo ter onde protestar".

14/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito manifesta novamente estranheza por repatriação de cubanos

Ideli manifesta estranheza com denúncia de procurador a dirigentes da CEF e da GTech

Fogaça manifesta estranheza diante do chamado "pacote ético"

Senadores apóiam discurso de Iris pedindo uma reação do governo à retaliação do Canadá

Napoleão cobra medidas jurídicas contra o Canadá na OMC

Suplicy manifesta insatisfação com atitude da embaixadora dos Estados Unidos