NAPOLEÃO RESSALTA TRABALHO INTENSO DO SENADO NO 1º SEMESTRE



O líder do PFL no Senado, Hugo Napoleão (PFL-PI), ressaltou o trabalho intenso dos senadores durante este primeiro semestre legislativo. Ele avalia que no período foram aprovadas melhorias substanciais na vida do cidadão brasileiro, entre elas, a vinculação de verbas federais, estaduais e municipais para o setor de saúde, e a lei de responsabilidade fiscal, com parâmetros para exigir deveres mais rígidos dos homens públicos em relação a gastos governamentais.
Na avaliação de Napoleão, durante o segundo semestre as atenções dos políticos estarão voltadas para as eleições municipais. "Teremos duas semanas de trabalhos deliberativos durante agosto e uma semana no mês de setembro. Somente depois das eleições, o Senado voltará a trabalhar em tempo integral para apreciar a reforma do Judiciário e a reforma política. Também a reforma tributária, quando a Câmara terminar suas votações", disse.
Como líder do PFL, Napoleão garantiu serem "excelentes" as perspectivas eleitorais do partido, em outubro. Ele lembrou que o PFL, além de ser o maior partido na Câmara dos Deputados e o segundo no Senado, tem enorme capilaridade, com 1000 prefeitos, 20 mil vereadores e mais de três milhões de filiados. Por isso, sustenta, reúne condições para uma boa performance eleitoral. "No que diz respeito a capitais, Rio de Janeiro, Salvador e Recife representam vitórias quase certas", observou.
O senador reconheceu que a cassação do mandato de Luiz Estevão representou um processo traumático para o Senado. Lembrando que a sessão secreta não permite comentários, Napoleão disse não ser agradável julgar um colega, menos ainda puni-lo. "A sessão foi lúgubre, com a maior parte dos senadores estupefactos diante de uma situação inédita na história da Casa".
Hugo Napoleão negou que a cassação do mandato de Estevão tenha mostrado a necessidade de se mudarem as regras de suplência dos senadores. Para ele, o tema representa uma discussão, uma vez que raras vezes os suplentes assumem permanentemente os mandatos dos titulares. "Se formos mudar, o melhor seria adotar a regra do Senado norte-americano que promove nova eleição direta e popular para preencher a vaga".

03/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


NAPOLEÃO RESSALTA TRABALHO INTENSO DO SENADO NO 1º SEMESTRE

Para senadores, primeiro semestre precisa ser de trabalho intenso

Senadores esperam manter ritmo intenso de trabalho no segundo semestre

TRABALHO NO SENADO FOI INTENSO MESMO COM SEMANA MAIS CURTA

NAPOLEÃO RESSALTA DECISÃO DEMOCRÁTICA DE ACM

NAPOLEÃO RESSALTA PAPEL DE SARNEY NA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS