Nery diz que oposição obstruirá seletivamente a pauta do Senado



"Por tudo o que vivenciamos nos últimos 120 dias, defendo que o senador Renan Calheiros, mesmo tendo vencido a primeira batalha, não reúne condições para continuar dirigindo o Senado". O senador José Nery (PSOL-PA) emitiu essa opinião logo após comunicar que o seu partido decidiu - em conjunto com o Democratas, o PSDB e senadores de outros partidos - obstruir seletivamente a pauta de votações do Senado.

Ao invés de obstruir todas as votações, explicou José Nery, a oposição tentará impedir que o Plenário delibere sobre medidas provisórias que considere inconstitucionais e também sobre os pedidos de abertura de crédito extraordinário. O senador acrescentou que o PSOL, o DEM e o PSDB procurarão também evitar a votação de projetos que considerem não ser de interesse do país ou não sejam urgentes.

- Entendemos que só poderemos retomar o curso normal das votações quando a Casa tiver paz, tranqüilidade e, sobretudo, quando, pelo voto dos seus membros, se reconciliar com a maioria do povo brasileiro que não suporta a impunidade - afirmou José Nery.

As lideranças e senadores da oposição, segundo José Nery, também decidiram trabalhar para que as três representações que ainda existem contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) sejam unificadas. O parlamentar pelo Pará explicou que a medida tem como objetivo unificar procedimentos, encurtar o prazo de tramitação e promover economia processual.

José Nery destacou ainda que na reunião da qual participaram parlamentares da oposição foi deliberado que será feito um trabalho para que seja aprovado, o mais rapidamente possível, o fim do voto secreto nos casos de perda de mandato de senadores e deputados federais e a extinção das sessões secretas no Senado. Ele informou que será pedido regime de urgência um dos projetos que já tramitam sobre o assunto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



13/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição obstruirá votações da Comissão de Orçamento

Alvaro Dias: oposição obstruirá votação de créditos suplementares

Oposição votará Orçamento, mas obstruirá todas as deliberações a partir de amanhã

Oposição obstrui e Senado adia pauta

Livro de Nery narra a Missão Portella e descreve os 16 surpreendentes senadores eleitos pela oposição em 74

Jucá negocia liberação da pauta com a oposição