Nery: PSOL pode recorrer ao STF contra 'cláusula de barreira' em debates



Após a conclusão da apreciação das emendas ao projeto de reforma eleitoral, na noite desta quarta-feira (15), o senador José Nery (PSOL-PA) protestou diante da aprovação da emenda que limitou a participação nos debates transmitidos por rádio, TV ou internet aos partidos políticos que têm ao menos dez deputados federais. A emenda vem sendo chamada pela imprensa de "cláusula de barreira" dos debates.

De acordo com Nery, caso a emenda não seja derrubada durante a apreciação da reforma na Câmara, o PSOL entrará com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o dispositivo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

- Não podemos aceitar tratamento diferenciado na participação dos partidos e de seus representantes. Ficará a bel prazer dos órgãos de comunicação garantir a participação dos pequenos partidos. É um retrocesso que não podemos aceitar - disse.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) concordou. Para ele, trata-se de matéria "flagrantemente inconstitucional".

- O Supremo já garantiu o direito de todos os partidos de participarem da propaganda eleitoral e dos debates. Espero que a Câmara corrija - disse.



15/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSOL vai recorrer da decisão da Mesa de arquivar representação contra Gim Argello

José Nery poderá recorrer ao Plenário contra arquivamento

Cláusula de barreira foi instituída em 1995

José Nery protesta contra tratamento da imprensa à candidatura do PSOL

José Nery denuncia violência contra integrantes do PSOL no Pará

SUBSTITUTIVO SOBRE CLÁUSULA DE BARREIRA VOLTA À CCJ