Normas para reduzir colisão de animais com aviões voltam à Câmara



Matéria corrigida às 16h45

Foi aprovado nesta quinta-feira (18), em turno suplementar , substitutivo ao projeto que define normas para reduzir o risco de acidentes decorrentes da colisão de aeronaves com animais. A matéria (PLC 74/2009) foi votada em decisão terminativa na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e, como foi modificada no Senado, volta para exame dos deputados.

O projeto original da Câmara e o substitutivo aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) tratavam da colisão de aeronaves apenas com aves. O relator na CI, senador Ciro Nogueira (PP-PI), modificou o texto para incluir a possibilidade de adoção de medidas para evitar a colisões com animais de uma forma geral.

A alteração foi sugerida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tendo em vista as diversas situações que podem oferecer risco a pousos e decolagens, como o acesso de cães, cabras, cavalos, vacas e mesmo animais silvestres a pistas do país.

O projeto prevê a definição de lei específica contendo normas para o enfretamento do chamado risco aviário, definindo responsabilidades e estabelecendo penalidades para o descumprimento das regras.

O substitutivo de Ciro Nogueira estabelece uma Área de Segurança Aeroportuária (ASA), definida a partir do centro da maior pista do aeródromo, com 20 quilômetros de raio. O texto anterior previa raio entre 13 e 20 quilômetros. Com a previsão da ASA em lei, será possível a adoção de ações para evitar a presença de animais no entorno dos aeroportos.

Também consta da proposta aprovada na CI a possibilidade de abate de animais quando o impacto ambiental ou o custo econômico da transferência de espécies não ameaçadas de extinção não justificarem a remoção.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



18/08/2011

Agência Senado


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