O Brasil não tem problemas com a OMC, assegura Lafer



A atuação do governo brasileiro em foros como o da Organização Mundial do Comércio (OMC) foi uma das questões levantadas pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM) durante debate, em plenário, com o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer. Em sua resposta, o chanceler afirmou que o governo tem sido bem sucedido na missão de defender os interesses nacionais. Entre as importantes vitórias que o Brasil acumula nas disputas que travou na OMC, o ministro destacou o caso em que, unido à Venezuela, o Brasil não aceitou as normas de proteção ambiental que prejudicavam as exportações de petróleo dos dois países e que foram impostas pelos Estados Unidos mas não eram aplicadas por esse país internamente.

O ministro salientou que, no momento em que o comércio internacional é marcado pela globalização, a OMC é a "expressão do multilateralismo". A Organização, disse o ministro, tem por objetivo reger leis que colocam países de dimensões territoriais e econômicas diferentes em condições de igualdade.

A pedido de Bernardo Cabral, o ministro aproveitou ainda para comentar a participação do Itamaraty no processo de negociação para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Lafer disse que o comitê de negociadores do Ministério inclui integrantes do governo e da sociedade civil, além de estar aberto a sugestões de organizações não governamentais.

13/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lafer: Brasil apóia criação de Estado palestino

O principal problema da Embraer, diz Lafer, é o risco Brasil

Inserção do Brasil no comércio internacional centraliza debate com Lafer

Lafer sobre EUA/Iraque: Brasil segue Conselho de Segurança da ONU

Celso Lafer falará sobre posição do Brasil no conflito do Oriente Médio

Lafer: fim do boicote à carne bovina não resolve divergências entre Brasil e Canadá