O ex-governador Antônio Britto (PPS) e o ex-prefeito da capital
- Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope depois da definição dos candidatos ao governo do estado, o ex-governador Antônio Britto (PPS) e o ex-prefeito da capital Tarso Genro (PT) aparecem tecnicamente empatados, com três pontos de vantagem para o primeiro. (pág. 8)
- Ao contrário do que prevê a verticalização das coligações definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as alianças nos estados não estão repetindo acordos nacionais.
O TSE proibiu partidos adversários na eleição presidencial de se coligar nos estados, mas o que prolifera em todo o País é justamente o contrário. A situação tem gerado composições heterodoxas e as chamadas coligações brancas. (pág. 9)
- De cabelos embranquecidos e, em alguns casos, com a fala bem mais branda, pelo menos 12 ex-deputados estaduais e federais do estado tentarão voltar aos plenários ungidos pelo voto.
Os motivos que os afastaram dos parlamentos por tantos anos oscilam de problemas familiares, passando por tragédias pessoais decorrentes da política e complicações de saúde, até chegar à falta de densidade eleitoral. (pág. 10)
- A crise que desata nos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) provoca dúvidas sobre a validade de manter o esforço de consolidação. Se não houver qualquer outra justificativa para insistir no projeto de integração, porém, é preciso levar em conta a importância dada ao bloco pela União Européia (UE).
O espanhol Tomas Abadia, responsável pelo Mercosul na direção-geral de Relações Exteriores da Comissão Européia, resume a questão afirmando que a prioridade dos europeus é uma integração entre uniões aduaneiras. Segundo Abadia, não é "politicamente viável" a troca das negociações entre os blocos por contatos bilaterais. (pág. 24)
- Os cadernos e livros didáticos estão dando lugar para revólveres, soqueiras e facas nas mochilas dos alunos gaúchos. A apreensão de armas que provocam desde a paralisação completa das aulas até a exigência de blitze na entrada dos alunos. A cada dia, a escola do Rio Grande do Sul se torna cada vez mais um caso de polícia. (pág. 36 e 37)
Topo da página
07/07/2002
Artigos Relacionados
O ex-governador Antônio Britto (PPS) aparece com vantagem de 8,3
Antônio Britto troca hoje o PMDB pelo PPS
Simon concorre ao Piratini contra Antônio Britto
Petista criticou o projeto neoliberal de Antônio Britto
Antônio Britto quer as oposições unidas no segundo turno
Deputado Dionilso Marcon diz que Antônio Britto está desgastado politicamente