ODACIR PROPÕE FIM DE INELEGIBILIDADES



O senador Odacir Soares (PTB-RO) apresentou proposta de emenda à Constituição que acaba com os casos de inelegibilidade para o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até segundo grau ou por adoção, do presidente da República, governadores e prefeitos.

O líder do PTB no Senado entende que, uma vez aprovada a reeleição, não há razão para que seja mantida a restrição da inelegibilidade, prevista no pagrágrafo sétimo do Capítulo 14 da Constituição.

Pondera Odacir que a inelegibilidade existia "para evitar que os detentores de mandatos executivos pudessem utilizar o seu poder político momentâneo para beneficiar candidatos parentes, mas perde sua motivação se o poder político e as benesses do mandato permanecem sob o comando dos detentores desses cargos".

PRAZOS CONSENSUAIS

Odacir Soares também apresentou projeto que obriga os juizes e membros do Ministério Público a cumprirem os prazos processuais. Segundo o senador, sua proposta vai tornar mais célere e pontual a tramitação dos processos na Justiça em todo o país.

Eleargumenta que somente os advogados cumprem os prazos na Justiça. De acordo com sua proposta, se os magistrados e promotores não cumprirem os prazos determinados pela lei estarão sujeitos à ação de reparação de danos; terão seus nomes excluídos por um ano da lista de promoção do Poder Judiciário; além do registro negativo nos assentamentos funcionais, por descumprimento de prazos. O projeto prevê que somente em caráter excepcional e mediante justificativa aceitável poderão os juizes dilatar os prazos a que estejam sujeitos.



29/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES PROPÕE REDUÇÃO DE POLUENTES

ODACIR PROPÕE ANISTIA A SERVIDOR PUNIDO

ODACIR PROPÕE MUDANÇAS NA IMUNIDADE PARLAMENTAR

ODACIR PROPÕE IMPRESSÕES DIGITAIS NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO

ODACIR PROPÕE MAIOR CONTROLE DO LEGISLATIVO NA ESCOLHA DE AUTORIDADES

ODACIR PROPÕE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL PARA 16 ANOS