ODACIR PROPÕE MAIOR CONTROLE DO LEGISLATIVO NA ESCOLHA DE AUTORIDADES



Para aumentar o controle do Legislativo sobre a escolha de altos funcionários da República, o senador Odacir Soares (PTB-RO) apresentou projeto de lei exigindo aprovação prévia do Senado - mediante votação secreta após argüição pública - na indicação de presidentes e diretores do Banco do Brasil, BNDES, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Eletrobrás e Telebrás, além de secretários da Receita Federal, Polícia Federal, Tesouro Nacional e Orçamento Federal e superintendentes da Sudene e Sudam.

Na justificação do projeto, Odacir alega que acontecimentos políticos recentes têm mostrado a necessidade de que alguns postos-chaves do governo federal sejam ocupados por pessoas com qualificações de alto nível e caráter ilibado. "Interpor a avaliação do Senado no processo de nomeação dessas autoridades representa dar segurança à Nação de que impropriedades não serão cometidas".

Para o senador por Rondônia, a exigência de aprovação prévia do Senado pode aperfeiçoar as relações entre os Poderes Legislativo e Executivo. "A Constituição já prevê essa necessidade para casos de magistrados dos STF e Tribunais Superiores, ministros do Tribunal de Contas da União (apenas os indicados pelo presidente da República), presidente e diretores do Banco Central, procurador-geral da República bem como governador de Território e embaixadores",explicou.

Como a opinião prévia do Senado tem funcionado bem, nos casos já previstos pela Constituição, Odacir argumenta que será útil para o Brasil estender essa competência para um conjunto de presidentes e diretores de empresas e repartições importantes para a sociedade brasileira. "Tenho certeza de que o projeto suprirá lacunas graves no processo de escolha dessas autoridades, adicionando mais cautela ao exame dos nomes propostos pelo presidente da República", observou o senador.



02/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA PROPÕE MAIOR CONTROLE SOBRE ADOÇÕES FEITAS POR ESTRANGEIROS

José Gomes propõe maior controle da qualidade da água no Estado

Paulo Hartung propõe maior controle social sobre agências reguladoras

Lobão propõe democratização da participação parlamentar, modernização e maior celeridade do processo legislativo

ODACIR: PARTICIPAÇÃO DO LEGISLATIVO E DO JUDICIÁRIO NO ORÇAMENTO É IRRISÓRIA

ODACIR QUER MAIS PARTICIPAÇÃO DO LEGISLATIVO NO ORÇAMENTO