Oito emendas constitucionais podem ser votadas nesta semana



Oito propostas de emenda à Constituição estão em fase de discussão e podem ser votadas pelo Plenário do Senado nesta semana, com mudanças significativas para o país. A principal delas abre até 30% do capital das empresas de comunicação ao investimento estrangeiro e permite que as empresas do setor sejam de propriedade de pessoas jurídicas.

A PEC será votada na quarta-feira (22), em segundo turno, assim como duas outras propostas de emenda, de autoria do senador Bernardo Cabral (PFL-AM). A primeira assegura autonomia aos partidos para fazerem suas coligações nos estados e municípios, sem vinculação com a coligação feita para a eleição à Presidência da República. A segunda estabelece que o número de deputados das assembléias legislativas será o triplo da representação do estado na Câmara Federal.

Também na quarta-feira o Plenário deve votar proposta do senador Arlindo Porto (PTB-MG) que cria os Tribunais Regionais Federais da 6ª e 7ª regiões, e proposta do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) que permite o desenvolvimento funcional de ocupante de cargo efetivo ou emprego permanente, mediante processo seletivo.

Em primeiro turno, no mesmo dia, o Senado vota proposta do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) que veda a recondução dos dirigentes de entidades de administração do desporto por mais de um período consecutivo. Também na quarta-feira deve ir à votação a PEC que incorpora aos quadros da União os policiais militares do extinto território federal de Rondônia.

Na terça-feira (21), o Senado vota, em primeiro turno, PEC do senador Osmar Dias (PDT-PR) que inclui os chefes de missões diplomáticas de caráter transitório entre as autoridades cuja escolha precisará ser aprovada previamente pelo Senado, após argüição do indicado em sessão secreta.

Na quinta-feira (23), o Senado vota projeto da Comissão Mista de Segurança Pública que regula as atividades concernentes ao controle, prevenção e repressão ao tráfico ilícito, uso indevido e produção não autorizada de substâncias que causem dependência física ou psíquica. O mesmo texto trata da recuperação e reinserção social do usuário e dependente de drogas.



17/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Três emendas constitucionais poderão ser votadas nesta quarta

Congresso promulga três emendas constitucionais nesta semana

SENADO VOTOU DUAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS NESTA SEMANA

CINCO PROPOSTAS DE EMENDAS CONSTITUCIONAIS FORAM DISCUTIDAS NESTA SEMANA

Três emendas constitucionais serão votadas na segunda-feira, em primeiro turno

Cinco emendas à Constituição e a reforma do Judiciário podem ser votadas