SUBCOMISSÃO APERFEIÇOARÁ ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO
Logo após a reunião que determinou a criação da subcomissão, o senador Antonio Carlos disse que se não for possível mudar o caráter do Orçamento de autorizativo para impositivo já no ano que vem, os parlamentares deverão trabalhar para que isto ocorra a partir do Orçamento de 2002.
O líder do governo no Senado, José Roberto Arruda (PSDB-DF) comentou que a subcomissão deverá concluir os seus trabalhos no prazo mais rápido possível. Ele acrescentou que o papel da subcomissão será o de abrir caminho no sentido da adoção do Orçamento impositivo, que depende da aprovação de proposta de emenda à Constituição.
Entre as matérias que deverão ser apreciadas pela subcomissão, que foi criada no âmbito da Comissão Mista de Orçamento, estão duas propostas de emenda à Constituição atualmente tramitando no Senado. Uma delas, de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães, que aguarda parecer do relator, senador Romero Jucá (PSDB-RR), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), torna de execução obrigatória a programação constante da lei orçamentária anual. A outra, do senador José Alencar (PMDB-MG), que encontra-se na CCJ aguardando parecer do relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), sobre emenda oferecida em plenário, torna obrigatória a execução da programação orçamentária decorrente de emendas de parlamentares.
16/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
POPULAÇÃO PODERÁ PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO
Mercadante defende reforma da elaboração do Orçamento
AMIR LANDO QUER TRANSPARÊNCIA NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO
Simon propõe participação popular na elaboração do Orçamento
Oposição leva a Tebet suspeitas de irregularidades na elaboração do orçamento
Processo de elaboração do Orçamento é analisado em debate promovido pela CMA