OSMAR DIAS ALERTA SOBRE IRREGULARIDADES NO BANESTADO



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) alertou hoje (dia 28) o diretor do Banco Central, Paolo Zaghen, sobre denúncias publicadas na imprensa envolvendo o Banco do Estado do Paraná (Banestado). Ele citou como fatos graves a falta de informação, por parte da própria diretoria do banco, dos valores do déficit da instituição; empréstimos a empreiteiras a juros negativos; negociações de dívidas acertadas sem correção monetária, juros e os demais encargos; e a compra de letras do Estado de Alagoas.

A intervenção do senador foi feita durante a audiência pública realizada hoje (dia 28) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde estiveram presentes além do diretor do Banco Central, Paolo Zaghen, o secretário do Tesouro, Eduardo Guimarães, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente. Osmar Dias denunciou também "a triangulação feita entre o Banestado, o Bradesco e o Pactual para a compra de títulos podres e os empréstimos concedidos a montadoras de automóveis sem cobrança de correção monetária, juros ou qualquer taxa, com prazo de carência de 10 anos". O senador paranaense teme que uma possível privatização do banco possa encobrir diversas irregularidades.

Em resposta ao senador, Paolo Zaghen informou que o Banco Central não negociou nenhum contrato para a privatização do Banestado. Ele disse que ainda não tinha conhecimento das denúncias divulgadas na imprensa, mas explicou que o BC faz fiscalizações rígidas e auditorias antes de assinar qualquer acordo.

O senador Vilson Kleinübing (PFL-SC) manifestou sua preocupação com a transformação de alguns bancos estaduais em agência de fomento. Ele justificou sua posição dizendo que faltam garantias para que uma série de irregularidades não sejam deixadas de lado junto com a transformação.

Por sua vez, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) solicitou ao diretor do Banco Central informações adicionais sobre o Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat) - que está sendo transformado em agência de fomento -, incluindo a relação dos ativos e passivos da instituição.

28/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ÁLVARO DIAS DENUNCIA IRREGULARIDADES NA PRIVATIZAÇÃO DO BANESTADO

Osmar Dias repudia cobrança de dívida relativa à venda do Banestado

OSMAR DIAS QUER PUNIÇÃO PARA RESPONSÁVEIS POR ROMBO NO BANESTADO

Osmar Dias denuncia irregularidades no Banco da Terra

OSMAR DIAS SUGERE CPI PARA APURAR IRREGULARIDADES EM BANCOS ESTADUAIS

Osmar Dias alerta para processo de desindustrialização