Osmar Dias pede fim da violência no Paraná



O senador Osmar Dias (PDT-PR) informou que 387 pessoas foram assassinadas na Região Metropolitana de Curitiba nos últimos 60 dias. O número é mais que o dobro do número de assassinatos na Região Metropolitana de Porto Alegre, comparou. As drogas, afirmou o parlamentar, são a principal causa dessa violência.

Osmar Dias afirmou que uma chacina no último final de semana na capital paranaense deixou nove pessoas mortas, incluindo um bebê de cinco meses. O senador afirmou que a saída é a prevenção, com ações para que os jovens troquem a droga por atividades esportivas, culturais e educacionais.

O parlamentar também apontou o baixo número de policiais no estado. Segundo ele, a Polícia Militar deveria ter um efetivo de 28 mil policiais, mas há em atuação apenas 17 mil. Na capital, a lotação ideal é de 4.850 policiais, mas a cidade conta com apenas 3 mil.

O senador pelo Paraná pediu maior fiscalização das fronteiras do estado pelo Exército e pela Polícia Federal. Ele elogiou o modelo de polícia comunitária adotado no Canadá, que conta com grande participação popular. Segundo ele, o modelo canadense levou cerca de 20 anos para ser totalmente implantado.



08/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS PEDE APURAÇÃO DE DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PARANÁ CONTRA MST

OSMAR DIAS PEDE REVISÃO DA POLÍTICA DE PEDÁGIOS NO PARANÁ

Osmar Dias pede solução para bloqueio das contas do Paraná

Osmar Dias pede união da oposição no Paraná para impedir a venda da Copel

Osmar Dias pede ao governador do Paraná que libere escoamento da safra de soja transgênica

Osmar Dias pede que Lula libere recursos para a educação como alternativa de combate à violência