Osmar Dias cobra votação de projeto que atualiza regulamentação dos estágios



O senador Osmar Dias (PDT-PR), em discurso nesta terça-feira (15), cobrou a votação pela Câmara dos Deputados de proposição de sua autoria, objeto de acordo com os líderes governistas, que atualiza a regulamentação dos estágios (PL 2419/07, na Câmara).

Ele contou ainda ter recebido uma ligação do próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, para que conversasse com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, sobre a necessidade de dar celeridade à aprovação da proposta. Procurado pelo parlamentar, Chinaglia lembrou-o de que a pauta da Casa está trancada por medidas provisórias.

- Não dá mais para acreditar em acordo desse jeito. Quando tiver problema no Plenário, não contem comigo - disse, dirigindo-se aos líderes governistas Ideli Salvatti (PT-SC) e Romero Juca (PMDB-RR).

O senador explicou que, com a regulamentação dos estágios, os estudantes passarão a receber salário mínimo para que possam estudar e aprender um ofício ao mesmo tempo. Para o estudante de ensino médio, serão três horas diárias de trabalho e, para o de ensino superior, seis horas. Ambos terão direito a férias remuneradas de 30 dias. Haverá ainda o recolhimento de encargos, para que passe a contar o tempo do estágio para fins de aposentadoria.

Ele também pediu celeridade a projeto que , entre outros pontos, delimita o número de horas diárias trabalhadas pelos caminhoneiros, o que evitaria a utilização de "arrebite" - substância ingerida pelos caminhoneiros para mantê-los acordados e, assim, poder dirigir a noite inteira.

A aprovação desse projeto, explicou o senador, poderia diminuir os acidentes nas estradas, pois diariamente são mais de 400 envolvendo caminhões. Já a atualização da lei dos estágios servirá, como ressaltou, para regulamentar a situação e, dessa forma, permitir que um milhão de estudantes possam trabalhar e estudar.

- Que significado tem isso para os que assumiram o compromisso comigo? - questionou.



15/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias cobra votação imediata de regulamentação da Emenda 29

Osmar Dias: projeto que muda regra de estágios vai prejudicar um milhão de estudantes

Osmar Dias pede votação de seu projeto sobre cooperativismo

Osmar Dias protesta por atraso em votação de projeto que ajuda universidades estaduais

OSMAR DIAS PEDE RAPIDEZ NA VOTAÇÃO DE PROJETO SOBRE SEGURO OBRIGATÓRIO

Projeto de Osmar Dias sobre bens apreendidos espera votação da Câmara