Osmar Dias critica desapropriação de unidade de pesquisa agrícola no Paraná



O senador Osmar Dias (PDT-PR) criticou em Plenário, nesta terça-feira (21), a desapropriação de uma fazenda de pesquisas agrícolas da empresa Syngenta realizada pelo governador do Paraná, Roberto Requião. Ele condenou ainda o governador por não apoiar de maneira adequada centros de pesquisa do estado como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

- O governador fechou a unidade de pesquisa [da Syngenta] dizendo que lá instalará uma instituição que faz pesquisa de orgânicos, esquecendo-se de que ele mesmo sucateou o Iapar, o único instituto de pesquisa do Paraná, que está abandonado e sem investimentos. Áreas do Iapar, que pesquisavam transgênicos, orgânicos convencionais e outras coisas não têm investimentos para funcionar- disse.

Biossegurança

Osmar Dias lamentou também uma alteração na Lei de Biossegurança realizada pelo governo federal, aumentando o número mínimo de votos favoráveis dos membros da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) exigidos para a aprovação de novas variedades de plantas transgênicas.

A lei aprovada pelo Congresso Nacional exige metade mais um de votos favoráveis para a aprovação de novas espécies transgênicas. Com a modificação feita pelo governo federal, serão necessários 18 votos favoráveis - dos 27 membros da CTNBio - para a aprovação.

21/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias critica governador do Paraná

OSMAR DIAS CRITICA FALTA DE POLÍTICA AGRÍCOLA NO PAÍS

Osmar Dias critica aumento de pedágios em estradas do Paraná

Osmar Dias critica isenção de ICMS até 2009 para montadoras do Paraná

OSMAR DIAS CRITICA OPERAÇÃO DE CRÉDITO ENTRE GOVERNO DO PARANÁ E UNIÃO

OSMAR DIAS COBRA REVOGAÇÃO DE MP QUE TRATA DA DESAPROPRIAÇÃO DE TERRAS