OSMAR DIAS CRITICA GOVERNO POR REJEITAR PROJETOS DE PARLAMENTARES
Como exemplo, Osmar Dias lembrou que em 1995 apresentou um projeto que criava estímulos ao primeiro emprego para os jovens. As empresas, de acordo com a iniciativa, que recrutassem pessoas na faixa etária entre 18 e 25 anos, teriam garantidas reduções nos seus encargos sociais. O projeto, apesar de ser elogiado pelo próprio Executivo, segundo informou, está engavetado até hoje na Câmara dos Deputados.
O presidente da CAS fez esse desabafo ao colocar em votação dois projetos que tratam praticamente do mesmo assunto, de autoria dos senadores Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e Paulo Hartung (PPS-ES). As proposições, conforme observou, concedem redução de 50% nas alíquotas de contribuição para o Sistema "S" ( Sesi, Sesc, Senai e Senac), e de 75% da alíquota do FGTS para as empresas que contratarem jovens, além de conceder redução nos encargos sociais para a empresa que derem emprego aos maiores de 40 anos de idade. O projeto não foi votado em virtude de pedido de vista coletiva.
Na mesma reunião, foi adiada a votação do projeto da senadora Luzia Toledo (PSDB-ES) que estende para cinco dias o direito de falta ao trabalho em caso de falecimento do cônjuge. A senadora Heloísa Helena (PT-AL) pediu vistas após o relator da matéria, senador Moreira Mendes (PFL-RO), se manifestar pela rejeição do projeto.
Heloísa Helena também pediu vistas ao projeto do senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) que torna obrigatório o uso de dispositivo de segurança em tanques e recipientes de combustíveis líquidos ou gasosos. O senador Luiz Pontes (PSDB-CE) foi contra a aprovação da matéria por entender que já existem dispositivos legais que garantem esse tipo de segurança.
12/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSMAR DIAS CRITICA MINISTROS E PEDE URGÊNCIA PARA PROJETOS
Osmar Dias critica governo por celebrar êxitos que não aconteceram
OSMAR DIAS CRITICA OPERAÇÃO DE CRÉDITO ENTRE GOVERNO DO PARANÁ E UNIÃO
Alvaro Dias acusa governo de "roubar e copiar" projetos dos parlamentares
Alvaro Dias critica decisão do governo de pedir urgência para projetos do pré-sal
Osmar Dias diz que emendas de parlamentares foram preteridas para que filho de José