Osmar Dias defende Roberto Rodrigues e pede mudanças na política dos transgênicos



O senador Osmar Dias (PDT-PR) manifestou-se nesta quarta-feira (17) em defesa do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acusado pelo governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), de receber dinheiro da multinacional Monsanto para defender o plantio e a comercialização de produtos transgênicos, segundo matéria publicada nesta quarta pelo jornal Correio Braziliense.

Dizendo conhecer Rodrigues há 30 anos, Osmar Dias garantiu que a acusação é injusta. Ele lembrou que o ministro é agricultor e técnico agrícola com reconhecimento internacional, além de desempenhar há muito tempo papel de relevo no setor das cooperativas, tendo exercido os cargos de presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da entidade mundial das cooperativas.

- Estranho que ninguém do governo tenha defendido o ministro dessa acusação, que é grave por ter partido de um governador de estado. Ou o governador não fez de fato a acusação ou, se foi feita, o governo tem a obrigação de defender Roberto Rodrigues - disse o senador paranaense.

Embora a assessoria de Requião tenha confirmado a entrevista ao jornal argentino Clarín, negou que ele tivesse acusado o ministro de ter se vendido à Monsanto. O jornal, entretanto, confirmou as palavras do governador e informou que a entrevista foi gravada.

Osmar Dias criticou a política do governo paranaense, contrária aos embarques de soja transgênica. Disse que o porto de Paranaguá e as estradas que dão acesso a ele estão numa situação caótica em razão do exame minucioso dos carregamentos do produto.

O senador também disse não concordar com os termos do projeto de lei de biossegurança aprovado na Câmara dos Deputados, e que está no Senado aguardando relator. Para Osmar Dias, o poder de liberar um produto transgênico deve ser da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que atua em nível técnico-científico, e não de um conselho de 15 ministros, um colegiado que teria um papel político.



17/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS PEDE DEBATE.CIENTÍFICO SOBRE OS TRANSGÊNICOS

OSMAR DIAS PEDE REVISÃO DA POLÍTICA DE PEDÁGIOS NO PARANÁ

Osmar Dias defende aprovação da reforma política ainda neste primeiro semestre

OSMAR DIAS ELOGIA POLÍTICA AGRÍCOLA, MAS PEDE NOVAS MEDIDAS PARA O SETOR

Mercadante defende PAC, mas pede mudanças na política monetária

Jonas Pinheiro defende permanência de Roberto Rodrigues na Agricultura