Osmar Dias propõe empréstimos diferenciados para pequenas empresas
O principal objetivo do projeto, segundo o senador, é criar mecanismos operacionais que obriguem as instituições públicas federais a investir, de forma maciça, em linhas de financiamento às pequenas e microempresas. "A recuperação do desenvolvimento econômico brasileiro passa, necessariamente, pelo fortalecimento do estímulo às pequenas e microempresas", justifica o parlamentar.
De acordo com o projeto, os financiamentos concedidos terão os encargos financeiros ajustados para não exceder o limite de 12% ao ano e redutores de até 50% sobre as parcelas de amortização do principal e sobre os encargos financeiros, durante todo o prazo de vigência da operação, conforme deliberação do CMN.
Os contratos de financiamento também deverão ser feitos por bancos oficiais federais de acordo com diretrizes definidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ainda segundo o projeto, o Banco Central deverá aferir a exatidão dos valores que forem imputados aos empréstimos, podendo solicitar a participação de outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
Segundo Osmar Dias, a experiência do governo na realização de contratos de financiamento do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) teve êxito e, por esse motivo, deve servir como modelo para inspirar outras políticas governamentais. O programa proposto, acrescentou, deve ser respaldado com verbas do orçamento público.
11/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias propõe mudança na classificação de micro e pequenas empresas para fins tributários
Osmar Dias quer mais incentivos para pequenas empresas
Osmar Dias quer 50% dos recursos do BNDES para micro e pequenas empresas
Osmar Dias defende investimentos nas pequenas empresas para geração de empregos
Projeto de Osmar Dias estimula fortalecimento de pequenas empresas
Osmar Dias propõe condições diferenciadas de empréstimo às pequenas e microempresas