Projeto de Osmar Dias estimula fortalecimento de pequenas empresas
Os bancos oficiais federais - a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (BB) - poderão ser obrigados a aplicar no financiamento de pequenas e microempresas 50% dos recursos ativos disponíveis para empréstimo. É o que prevê projeto de lei (PLS 34/07) de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR) a ser examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em uma de suas primeiras reuniões de 2008.
Segundo a proposta, os encargos financeiros dos financiamentos não poderão exceder o limite de 12% ao ano. O projeto também abre espaço para que a agricultura familiar possa ter acesso ao empréstimo subsidiado, desde que os recursos sejam destinados a investimentos em beneficiamento, processamento ou industrialização agrícola.
Para Osmar Dias, o objetivo principal da proposição é criar mecanismos operacionais destinados a obrigar as instituições públicas federais a investir, de forma maciça, em linhas de financiamento às pequenas e microempresas.
O senador entende que a recuperação do desenvolvimento econômico passa pelo fortalecimento do estímulo às pequenas e microempresas - setor que emprega mais em todo país.
27/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE examina, na próxima semana, projeto de Osmar Dias que trata do apoio às pequenas empresas
Osmar Dias propõe empréstimos diferenciados para pequenas empresas
Osmar Dias quer mais incentivos para pequenas empresas
Osmar Dias quer 50% dos recursos do BNDES para micro e pequenas empresas
Osmar Dias defende investimentos nas pequenas empresas para geração de empregos
Osmar Dias propõe mudança na classificação de micro e pequenas empresas para fins tributários