Osmar Dias quer PDT fora da coalização de partidos que apóiam o governo
O senador Osmar Dias (PR), líder do PDT, disse, em discurso nesta terça-feira (28), que seu partido não deve fazer parte da coalizão dos partidos que apóiam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mantendo assim a coerência dos últimos anos, quando integrou as oposições.
- O PDT precisa manter sua independência. Não apoiamos o candidato Lula no segundo turno das eleições e não tem sentido correr agora para abraçar o governo. Aliás, não entendo porque o PDT na Câmara dos Deputados está tão apaixonado pelo presidente Lula - disse.
Osmar Dias comunicou ao Plenário que os dirigentes do PDT, liderados pelo presidente do partido, Carlos Lupi, estiveram com o presidente Lula nesta terça-feira, quando conversaram, entre outras coisas, sobre os desafios do governo para alcançar um crescimento econômico de 5% ao ano.
O líder do PDT no Senado ponderou que ficar independente não significará votar contra tudo que o governo Lula vier a propor, mas sim votar medidas que fazem parte do programa do partido e que sejam de interesse do país. Lembrou que o ex-governador Leonel Brizola apoiou Lula nas eleições de 2002, mas logo depois optou por manter independência do governo.
- Manter essa independência agora significa ser coerente. A história do PDT deve ser preservada. A coerência recomenda que o PDT não adira ao governo, não faça, agora, aquilo que normalmente se faz em nome do fisiologismo, da troca de cargos ou da participação no poder - afirmou.
Em aparte, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), disse que o governo ficará honrado se o PDT vier a integrar a base do governo, mas, se isso não for possível, acredita que o partido irá ajudar o presidente Lula em sua política de busca o crescimento com distribuição de renda.
28/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias quer providências do governo contra espionagem agrícola
OSMAR DIAS QUER AMPLIAR RELATÓRIO DO TCU SOBRE CONTAS DO GOVERNO
OSMAR DIAS QUER OBRIGAR GOVERNO A INVESTIR EM HABITAÇÃO POPULAR
Osmar Dias quer diálogo entre governo e produtores rurais
Osmar Dias quer incluir meio rural no programa habitacional do governo
Osmar Dias quer dar férias de 30 dias para empregado doméstico