Osmar Dias quer tornar mais segura propaganda de medicamentos



Projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) pretende dar mais segurança ao consumidor em relação à propaganda de medicamentos. Atualmente, a publicidade de remédios analgésicos e de venda livre precisa conter a seguinte advertência: "ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado". Com o PLS 328/06, o senador pretende que ainscrição passe a ser: "antes de consumir qualquer medicamento, consulte um médico".

Na opinião de Osmar Dias, a mensagem atual sugere a automedicação e que apenas, se não houver melhora ou cura, deverá ocorrer a consulta ao médico. O senador acredita que a mensagem modificada pelo projeto pode evitar a automedicação, causa de freqüentes intoxicações na opinião do senador.

"Essa mensagem subliminar aumenta os ricos de automedicação, que pode acarretar efeitos deletérios sobre a saúde", disse o senador pelo Paraná.

Osmar Dias citou dados da Fundação Oswaldo Cruz indicando que houve 22 mil casos de intoxicação no Brasil em 2000. Embora seja impossível dizer quantos desses decorrem de automedicação o senador acredita que um número considerável deve estar relacionado a essa prática.

A proposta será examinada pela Comissão de Educação (CE) e, em seguida, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá decisão terminativa.



26/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS QUER TORNAR HEDIONDOS CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Lula pode tornar-se inelegível, alerta Osmar Dias

Osmar Dias quer mais portos secos e ferrovias no Paraná

Osmar Dias quer mais incentivos para pequenas empresas

Osmar Dias quer mais firmeza do Brasil no comércio internacional

OSMAR DIAS QUER MAIS CRÉDITO RURAL PARA COMBATER DESEMPREGO