OSMAR QUER PUBLICIDADE SOBRE DIREITOS DO CONTRIBUINTE DO DPVAT
- Esse quadro, segundo noticia a imprensa, é agravado pela atuação de advogados inescrupulosos, que enganam seus clientes vítimas do trânsito embolsando parte ou mesmo toda a indenização a que estas teriam direito - enfatiza .
Osmar Dias também inseriu na sua proposição outra mudança na legislação do DPVAT. Ele propõe o fim da obrigatoriedade da destinação de recursos provenientes dos prêmios relativos ao seguro a instituições privadas, prevista em resolução de 1999. Essa norma prevê que 0,76 % dos recursos sejam destinados à Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e 0,70% aos sindicatos de corretores de seguros, que são entidades da iniciativa privada.
- Não há justificativa plausível para que proprietários de veículos arquem com tarifas mais elevadas do DPVAT com vistas ao financiamento dessas instituições - critica o senador, ao argumentar que estes repasses reduzem a cota de 50% destinada ao lucro da seguradoras e ao pagamentos de indenizações às vítimas de acidentes. Os outros 50% são divididos entre o Sistema Único de Saúde (SUS), que fica com 45%, e o Sistema Nacional de Trânsito, com 5%.
17/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Kátia Abreu reivindica apreciação de projeto sobre direitos e garantias do contribuinte
Projeto de Osmar Dias exige publicidade dos contratos
Parlamentares lançam Frente dos Direitos do Contribuinte
Lançada Frente Parlamentar Mista dos Direitos do Contribuinte
CAE vota projeto que assegura direitos e garantias ao contribuinte
Aníbal Diniz quer ampliar cobertura do DPVAT