PAC é peça de propaganda do governo, diz Papaléo



O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um instrumento de marketing bem elaborado pelo governo Lula, afirmou o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) em Plenário, nesta sexta-feira (9). O senador disse que as obras do PAC anunciadas pelo Executivo como novos investimentos já fazem parte, na verdade, da previsão orçamentária da União.

O senador informou que o PAC foi lançado em janeiro de 2007 com a anunciada intenção de investir em infraestrutura e incentivo ao investimento privado, como estímulo ao crédito, ampliação do financiamento e desoneração tributária. O programa aplicaria, segundo o governo, R$ 503,9 bilhões entre 2007 e 2010 em obras de infraetrutura, como portos, rodovias, aeroportos, rede de esgoto, geração de energia, hidrovias e ferrovias.

Os índices de investimentos em infraestrutura no Brasil, destacou o senador, começaram a crescer a partir de 2006, portanto, antes do lançamento do PAC. Os investimentos aumentaram de 1,79% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2005, para 2,03% do PIB em 2006, informou.

- O PAC é apenas um subconjunto de investimentos, ao qual o governo tem dado prioridade e usado nitidamente como peça de propaganda, afirmou Papaléo Paes.

O senador criticou ainda o lançamento do PAC 2, mesmo tendo o governo investido menos de 11% do previsto para o primeiro PAC. Papaléo considerou "grave" esse fato, que, em sua avaliação, trata-se de um retrocesso, já que o governo estaria tentando enganar a opinião pública para eleger seus candidatos.



09/04/2010

Agência Senado


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