Paim anuncia projeto para regulamentar cobrança da contribuição assistencial



 O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou a apresentação de projeto de lei regulamentando a cobrança das contribuições assistencial, confederativa e similares, de acordo com sugestões recebidas do movimento sindical. Ele fez o anúncio em audiência pública da Subcomissão Permanente de Trabalho e Previdência, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quinta-feira (6), que discutiu a proibição do desconto em folha da contribuição assistencial.

Recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego editou a Portaria nº 160, que impede os sindicatos de recolherem a contribuição assistencial de empregados não sindicalizados. Em conseqüência disto,o Ministério Público do Trabalho tem ajuizado ações contra os sindicatos.

O diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Hélio Gherardi, explicou que apenas a contribuição sindical permitida pela legislação não é suficiente para cobrir as despesas dos sindicatos, que estão enfrentando dificuldades.

A representante do Ministério do Trabalho, secretária de Inspeção do Trabalho, Ruth Beatriz Vasconcelos Vilela, concorda que é necessário suporte financeiro para que os sindicatos exerçam sua função de defender os interesses dos trabalhadores. Ela observou, no entanto, que o ministério, com a ajuda de seus fiscais, também desempenha este papel, embora não haja reconhecimento por parte das entidades sindicais. Para ela, a solução dos problemas trabalhistas passa pelo debate entre os sindicatos e os trabalhadores com o Executivo e o Judiciário, e não pelo confronto. A secretária convidou os parlamentares e os dirigentes sindicais para reunirem-se no ministério e debater o tema.

A secretária de Relações do Trabalho, Isabele Jacob Morgado, que também representou o Ministério do Trabalho na audiência pública, enfatizou que a solução se dará via legislação. Ela entende que é preciso uma norma que não afronte e lei nem lese o trabalhador.

A audiência pública foi realizada no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, atendendo a requerimento do senador Paulo Paim.



06/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim apresenta projeto para regulamentar contribuição sindical

Audiência pública vai discutir projeto que obriga desconto de até 1% do salário para contribuição assistencial

Projeto que regulamenta a contribuição assistencial está na pauta da CAS

Pauta da CAS inclui projeto que regulamenta o desconto da contribuição assistencial

Paim anuncia projeto que autoriza saque do FGTS por tempo de contribuição

Subcomissão de Trabalho e Previdência discute projeto que regulamenta a contribuição assistencial