Paim critica decisão do ministro do STF Edson Vidigal contra transporte gratuito de idosos



O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou a decisão do ministro Edson Vidigal, do Superior Tribunal de Justiça (STF), de indeferir liminar para garantir o transporte gratuito obrigatório de idosos carentes nos ônibus interestaduais, conforme determina o Estatuto dos Idosos.
- Sei que decisão da Justiça deve ser cumprida, mas quero manifestar minha indignação com a visão do ministro de que a concessão de duas passagens gratuitas a idosos, ganhando menos de dois salários mínimos, possa ameaçar o equilíbrio financeiro das empresas e até afastar investidores externos do Brasil. Isso é capitalismo selvagem - protestou. Paim lembrou que o Estatuto do Idoso foi aprovado por unanimidade, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. Ele afirmou que o estatuto representou uma das legislações de maior alcance social a ter sido aprovada no Congresso nos últimos 20 anos. Segundo Paim, a decisão do ministro, beneficiando metade das transportadoras de passageiros que operam  no país, demonstra falta de sensibilidade social. Ao alegar que "dinheiro não dá em árvores", disse Paim, o ministro "faz uma espécie de deboche à pobreza, agredindo a dignidade dos idosos". - O ministro Vidigal parece não conhecer a realidade do país, que é a de passageiros pobres, e não de proprietários de empresas de ônibus milionários e avarentos como os representados pela Associação Brasileira das empresas de Transportes Terrestres de Passageiros (Abrati) -  protestou Paim.

Fumo

O senador Paulo Paim conclamou o Senado a discutir melhor o acordo internacional que estabelece restrições ao tabaco e à sua produção. Segundo ele, a aprovação do acordo irá comprometer a renda de 300 mil famílias de pequenos produtores nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, bem como as exportações do tabaco, que representam 3% do total das vendas do Brasil no exterior.

Paim disse ser contrário à produção e ao uso do tabaco, mas argumentou que uma proibição precisaria da adoção prévia de programas governamentais para ajudar o setor fumicultor a fazer a conversão de sua atividade para cultivos alternativos.



14/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ ouve ministro Edson Vidigal, próximo presidente do STJ, sobre reforma do Judiciário

Paim: governo regulamentou transporte interestadual gratuito para idosos

Almeida Lima anuncia que representará contra Edson Vidigal no CNJ

Paim comemora decisão do STF que garante gratuidade no transporte interestadual de passageiros idosos

CAS APROVA TRANSPORTE GRATUITO PARA IDOSOS

Lobão registra apoio de Approbato Machado a Edson Vidigal