Paim defende projeto de sua autoria que fixa mais recursos para agricultura do Rio Grande do Sul



O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu em Plenário, nesta sexta-feira (28), atenção especial dos parlamentares para projeto de sua autoria que cria o Fundo de Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária do Rio Grande do Sul (Fundap-RS). O projeto de lei propõe que sejam destinados ao fundo 3% dos repasses do Fundo de Participação dos Estados destinados ao Rio Grande do Sul, excluindo-se as cotas destinadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Paim destacou que esse projeto está de acordo com uma das metas do novo governo, o combate à fome, além de ajudar a criar empregos no campo. O senador lembrou ainda que a agricultura ajuda a sustentar a balança comercial, contribuindo assim para diminuir as dificuldades que o Brasil enfrenta nas contas externas.

- Se queremos combater a fome, precisamos investir na agricultura e na pecuária. Temos que aprimorar a capacidade de o Rio Grande do Sul ser um dos celeiros de alimentação dos brasileiros - disse o senador gaúcho.

Paim lembrou ainda que a atividade agrícola requer atenção especial, por estar sempre sujeita às imprevisibilidades do clima. Além disso, afirmou é preciso haver investimento do estado para manter o homem no campo.



28/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim lê carta de movimento que defende mais qualidade e recursos para a educação

Agripino defende projeto com mais recursos para a saúde

Roberto Cavalcanti cobra aplicação dos recursos do Fust em telefonia fixa para os mais pobres

Paulo Octávio defende projeto de sua autoria que unifica eleições

Suplicy defende substitutivo de sua autoria ao projeto do pregão eletrônico

Paim defende propostas do Rio Grande do Sul para distribuição do FPE