Paim diz que campanha por melhoria salarial de aposentados e pensionistas cresce em todo país
O senador Paulo Paim (PT-RS) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (5) para agradecer, emocionado, o grande número de cartas, telefonemas e e-mails que tem recebido em apoio ao movimento de senadores, que inclui vigílias no Plenário do Senado, em favor de três propostas que beneficiam aposentados e pensionistas. Durante o pronunciamento, o senador leu cartas que recebeu, como a que classifica de "apropriação indébita" o fator previdenciário.
Entre as propostas que têm levado senadores a vigílias no Plenário, está o PLS 296/03, de autoria de Paim, que tramita na Câmara como PL 3299/08 e trata do fim do fator previdenciário (que, na prática, como explica o senador, confisca cerca de 40% do salário no ato da aposentadoria). Outra das três proposições é o PLC 42/07, que institui uma política de reajuste do salário mínimo e que, por emenda de Paim, estende aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) os mesmos índices de reajuste concedidos ao salário mínimo; a terceira proposta é o PLS 58/03, igualmente de autoria do senador pelo Rio Grande do Sul, que institui a correção ano a ano dos benefícios mantidos pela Previdência Social a fim de promover a recuperação do valor do poder aquisitivo desses benefícios.
Paim destacou alguns textos das cartas que recebeu em que seus autores chegam a estranhar a posição do governo de não conceder, de imediato, a reposição salarial a aposentados e pensionistas, já que, observam, isso iria impulsionar a própria economia, uma vez que o dinheiro ficaria dentro do país.
O senador José Nery (PSOL-PA), em aparte, considerou a aprovação dos três projetos "essenciais" para a sobrevivência de aposentados e pensionistas. Mas alertou ser necessário lutar junto à área econômica do governo e perante a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) a fim de que sejam encontradas fontes de recursos para bancar o pagamento dos benefícios.
Paim comunicou ainda que na tarde desta sexta-feira estará presente ao ato de apoio pela melhoria das condições salariais de aposentados e pensionistas, a ser realizado em frente à Prefeitura de Santos (SP).
05/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH debate política salarial de aposentados e pensionistas
Paim defende aposentados e pensionistas do INSS
Paim defende recuperação de salários de aposentados e pensionistas
Paim defende reajuste para aposentados e pensionistas
Paim registra protesto de aposentados e pensionistas do Fundo Aeros
Paim clama por votação de projetos que beneficiam aposentados e pensionistas