Paim faz apelo para Comissão de Justiça votar Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência



O senador Paulo Paim (PT-RS) fez apelo no Plenário do Senado nesta quarta-feira (19) para que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprove de forma definitiva o Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência, projeto de sua autoria que está na pauta para deliberação. Paim disse não entender o motivo da obstrução que estaria sendo realizada em relação à matéria. Ele também solicitou ao senador Ney Suassuna (PMDB-PB) que retire o pedido de realização de audiência pública para discutir o assunto naquela comissão.

- Se alguém discorda do mérito, vamos discutir na comissão que tem a competência para examinar o mérito da proposta. Nunca vi audiência pública para discutir se o projeto é ou não constitucional. Tudo bem que se faça debate e audiência na comissão de mérito - afirmou o senador gaúcho.

Ele lembrou que o relator do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência na comissão que vai examinar o mérito da proposta é o senador Flávio Arns (PT-SC), especialista na área, que já recebeu centenas de contribuições sobre o projeto. Paim informou ainda que seu gabinete realizou cerca de 800 reuniões, ouvindo 15 mil pessoas para elaborar a proposta. Mesmo que não seja uma peça perfeita, ponderou ele, trata-se de um projeto que vai beneficiar 24,5 milhões de pessoas.

Paim também fez apelo para que seja votado o Estatuto da Igualdade Racial, outra proposta de sua autoria cuja tramitação estaria sendo obstruída antes mesmo de chegar à comissão responsável pelo exame do mérito do projeto.

- Que se vote contra ou a favor. Mas proibir a discussão da matéria na comissão de mérito é impedir a tramitação tranqüila dos dois estatutos que vão beneficiar mais de 70 milhões de pessoas. Faço apelo para o bom debate - disse.



19/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Justiça pode votar na quarta-feira Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Paim recebe propostas para aperfeiçoar Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Lúcia Vânia pede pressa para aprovação do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Paim diz que Congresso está pronto para votar Estatuto da Pessoa com Deficiência

Paim prevê avanços com Estatuto da Pessoa com Deficiência

Paulo Paim ressalta melhorias no Estatuto da Pessoa com Deficiência