Paim recebe propostas para aperfeiçoar Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência



O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), recebeu nesta segunda-feira (28) a visita da coordenadora nacional das Políticas para Pessoas Portadoras de Deficiência, Izabel Maior, que trouxe sugestões para o aperfeiçoamento de projeto, apresentado pelo senador, instituindo o Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência.

- O Estatuto visa fortalecer a auto-estima e assegurar a cidadania plena aos portadores de deficiência - afirmou Paim.

A Coordenadoria funciona diretamente ligada à Presidência da República, e Izabel salientou a necessidade de aproveitar a discussão do estatuto para incorporar novos conceitos da legislação internacional, como o modelo de inclusão social das pessoas portadoras de deficiência. Entre as sugestões trazidas, estão as de promover o acesso ao transporte coletivo e aos meios de comunicação e informação.

Segundo a coordenadora do programa, os deficientes auditivos estão excluídos do acesso à televisão por falta da utilização de legendas ou pictogramas com intérpretes de sinais, enquanto os cegos necessitam de novo desenho das páginas da internet, com a adoção de interface que lhes permita fazer a leitura da tela do computador.

Paim explicou que o projeto do estatuto propõe avanços nos setores de educação, saúde, habitação, emprego (política de cotas), lazer, transporte, e um capítulo específico para a Previdência Social, no qual fica assegurado a todo portador de deficiência o direito a um salário-mínimo.

O senador ressaltou que, assim como o relator da matéria, senador Flávio Arns (PT-PR), pretende acatar todas as emendas que permitam o aperfeiçoamento do projeto, de forma a transformar o estatuto num instrumento eficiente para a promoção social das pessoas portadoras de deficiência, que são cerca de 25 milhões no Brasil.



28/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim faz apelo para Comissão de Justiça votar Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Lúcia Vânia pede pressa para aprovação do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Comissão de Justiça pode votar na quarta-feira Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência

Paim diz que Congresso está pronto para votar Estatuto da Pessoa com Deficiência

Paim prevê avanços com Estatuto da Pessoa com Deficiência

Paulo Paim ressalta melhorias no Estatuto da Pessoa com Deficiência