Paim faz apelo para votação de projeto de reajuste do salário mínimo



O senador Paulo Paim (PT-RS) fez um apelo em Plenário no sentido de que seja votado, ainda nesta quarta-feira (27), projeto de lei da Câmara (PLC 42/07) que dispôs sobre o valor do salário mínimo a partir de 2007 e estabeleceu diretrizes para sua política de valorização de 2008 a 2023.

A proposição determina que, nesses próximos 15 anos, os reajustes do salário mínimo sejam calculados com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

- Que a gente faça um acordo e vote a matéria no dia de hoje, assegurando tempo para que a mesma seja promulgada e a nova legislação passe a valer a partir de 1º de março. A correção do mínimo pelo índice de inflação e pelo crescimento do PIB é um enorme avanço, mas não nego que gostaria que a correção se desse pelo índice de inflação e pelo dobro do PIB- disse.

Paim comemorou ainda o novo valor do salário mínimo, de R$ 412, anunciado pelo governo e que deverá vigorar a partir de 1º de março. Segundo ele, o bom momento vivido pela economia do país comprovaria que os aumentos do mínimo não inviabilizam o crescimento econômico e possibilitam, inclusive, a melhoria do sistema de previdência social brasileiro.

Em apartes, Sibá Machado (PT-AC), Ideli Salvatti (PT-SC) e Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizaram Paim pelo seu pronunciamento.



27/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede votação do projeto que dá a aposentadorias mesmo reajuste do salário mínimo

Paim cobra votação do projeto que garante às aposentadorias o mesmo reajuste do salário mínimo

Paim quer que Congresso defina reajuste do salário mínimo por meio de projeto de lei

Mário Couto pede votação do projeto que determina o reajuste das aposentadorias pelo mesmo índice do salário mínimo

Paim apresenta fontes para reajuste maior do salário mínimo

Paim comunica que irá propor antecipação de 2,75% para o reajuste do salário mínimo