Paim preocupa-se com estiagem no RS



O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou em Plenário, nesta segunda-feira (3), preocupação com a estiagem que atinge o Rio Grande do Sul e vem causando prejuízos ao agronegócio e desabastecimento de água em vários municípios. Segundo informou, 80 municípios já estão em alerta pelos danos causados à produção rural, enquanto oito já colocaram em prática um plano de racionamento de água, pois as represas que garantem o abastecimento estão abaixo do nível normal.

Paim teme a repetição dos efeitos da estiagem de 2005, que provocou uma queda de 5,2% na safra em relação a 2004. Não bastasse a estiagem, os agricultores também se defrontaram, ano passado, com dificuldades para a renegociação de dívidas, escoamento da produção e fixação de melhores preços de comercialização da safra.

O parlamentar adiantou ainda que mais de 350 municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul já decretaram situação de emergência. Ele também cobrou providências do governo federal para minimizar os efeitos da estiagem entre a população e o setor produtivo.

03/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim preocupa-se com possibilidade do PAC

Estiagem no Rio Grande do Sul afeta 460 mil pessoas

Inpe divulga mapas da estiagem no Sul

Investimentos reduzem impactos da estiagem no País

Estiagem em municípios gaúchos já atinge frigoríficos

Ações emergenciais de enfrentamento aos efeitos da estiagem