Carteiros e eletricitários podem receber adicional de periculosidade
Com a assistência de representantes da categoria, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (24), projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que propõe a concessão de adicional de periculosidade aos carteiros. O PLS 82/03 altera o artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foi aprovado por unanimidade, em decisão terminativa.
O relator, senador Mão Santa (PMDB-PI), destacou que os carteiros trabalham em condições perigosas, pois estão freqüentemente sujeitos a atropelamentos e a ataques de cães, por exemplo, além de serem obrigados, em alguns casos, a atravessar rios e florestas para entregar a correspondência. Ele disse também que a população em geral admira e respeita esse profissional.
A atividade de carteiro, lembrou o senador Leonel Pavan (PSDB-SC), é uma das mais antigas e, na sua opinião, uma das mais importantes. Pavan disse também que, em razão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou denúncias de corrupção nos Correios, os carteiros sentem-se envergonhados pelo envolvimento desta tradicional instituição em escândalos.
Os eletricitários também poderão ser beneficiados com adicional de periculosidade, conforme outro projeto do senador Paim aprovado por unanimidade na CAS, em decisão terminativa. O PLS 170/05 teve a relatoria do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA).
- Os projetos não inovam - disse Paim - apenas consagram o direito de quem trabalha em atividade de risco.24/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado adicional de periculosidade para carteiros
Encaminhado à Câmara projeto que concede aos carteiros adicional por periculosidade
Mão Santa lamenta veto a projeto que dava adicional de periculosidade a carteiros
Paulo Paim comemora aprovação de adicional de periculosidade para carteiros
Paim quer aprovação rápida do projeto que concede adicional de periculosidade aos carteiros
Lei garante adicional de periculosidade a vigilantes