Paim registra apoio de ex-secretário da Educação do RS ao governo Lula



O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou sua satisfação em receber cópia de carta do pedetista e ex-secretário de Educação do Rio Grande do Sul José Fortunatti, ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em que diz torcer pelo sucesso do segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na carta, Fortunatti também defende a colaboração dos pedetistas com o governo Lula. Fortunatti lista mais de dez pontos programáticos que, na sua opinião, deveriam ser negociados entre o PDT e o presidente Lula, voltados à preservação de avanços na área social e à consolidação de políticas públicas em prol da cidadania.

Em seguida, Paim comentou a sessão de autógrafos de seu livro de memórias O Rufar dos Tambores, realizada no último sábado (11) na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre. O parlamentar disse ter autografado mais de 1,7 mil livros e agradeceu aos leitores, incluindo idosos e deficientes, que passaram de três a quatro horas na fila à espera de um autógrafo.

Divido em quatro partes, O Rufar dos Tambores relata a infância pobre do senador, em meados da década de 50, enfocando, em seguida, a juventude e as militâncias estudantil e sindical. Registra ainda fatos marcantes dos 35 anos de vida pública de Paim, como a convivência com políticos ilustres, como Ulysses Guimarães e Mário Covas, e com os companheiros de partido Luiz Inácio Lula da Silva e Olívio Dutra - com quem dividia apartamento em Brasília - durante a Assembléia Nacional Constituinte, além de seu envolvimento com as lutas de idosos, negros, índios e deficientes.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) elogiou a atuação política de Paim em prol de causas trabalhistas, dos idosos, dos deficientes e dos negros. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também cumprimentou Paim e comentou, ainda, o livro Não Somos Racistas, do jornalista Ali Kamel, e o testemunho de vida da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Na ocasião, Paim propôs uma discussão no Senado sobre a questão racial na próxima segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra.

16/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim registra apoio a reivindicações de produtores de vinho

Ideli registra medidas de apoio à educação

Paim anuncia apoio à marcha dos professores por 10% do PIB na Educação

Paim manifesta apoio às Apaes no projeto do Plano Nacional de Educação

Apesar do veto de Lula, Paim aprova MP para educação de deficientes

Lula registra balanço de 8 anos de governo