Países da América Latina se unem para estimular comércio de produtos químicos



Um programa regional de manejo e comércio de produtos químicos na América Latina começa a ser implantando nesta semana na região, com adesão do Brasil. 

O objetivo do programa, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pela Apex-Brasil, é fomentar o comércio intra-regional e as exportações de produtos químicos dos países do Mercosul e Chile para a União Europeia e demais países.

Uma das metas do programa é adequar os países da região às exigências internacionais referentes ao manejo e comércio dos produtos químicos.

Nestas terça e quarta-feiras (24 e 25), representantes do grupo vão se reunir pela primeira vez na sede da Apex-Brasil. 

Cada país apresentará sua situação com relação à implantação dos sistemas Reach (Registration, Evaluation and Authorisation of Chemical Products), exigido pela União Europeia, e GHS (Globally Harmonised System of Classification and Labelling of Chemicals), exigido por outros mercados.

Também serão discutidos os desafios dos setores privado e público para a implementação das normas e será definido um termo de referência para a condução do convênio.

“Essa iniciativa terá efeitos positivos sobre o aprimoramento da capacidade exportadora e da competitividade da indústria química brasileira e dos países envolvidos, ao traçar estratégias práticas para a adequação às exigências das normas internacionais e da União Europeia referentes ao manejo e comércio dos produtos químicos”, comenta o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.


Fonte:
Apex-Brasil



23/05/2011 14:56


Artigos Relacionados


Câmara de Comércio Exterior aumenta imposto de importação de produtos químicos e hospitalares

Brasil faz balanço sobre cumprimento das normas do comércio de produtos químicos perigosos

Países da América Latina definem metas para saneamento na região

Raupp aplaude pedido de peruanos para EUA coibirem comércio de armas na América Latina

Países da América Latina e Caribe se reúnem para tratar igualdade do gênero

Brasil e Japão promovem treinamento de TV Digital para países da América Latina