Países da América Latina definem metas para saneamento na região
A partir deste domingo (14), ministros, secretários de estado e personalidades da área científica de países da América do Sul e Central, África e Ásia estarão reunidos em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde participam da 2ª Conferência Latino-americana de Saneamento, Latinosan 2010. O objetivo é propor alternativas que melhorem a qualidade de vida da população da região no combate à pobreza, na prestação dos serviços de saneamento básico e na gestão dos recursos naturais.
Durante a conferência serão apresentados divulgados os déficits de cobertura em água e esgoto nos países participantes. Os números serão analisados nos painéis, reuniões plenárias, seminários e mesas redondas. Ao final, na sexta-feira (18), os participantes assinam a “Declaração de Foz do Iguaçu”. O documento vai estabelecer metas de saneamento básico presentes no Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que servirão para acelerar o progresso rumo à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico, em benefício das condições de vida da população.
O evento terá a presença do secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, do diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, do diretor geral de Água Potável e Esgoto do Ministério de Meio Ambiente e Água da Bolívia, Reynaldo Villalba, do secretário do Ministério da Saúde da Jamaica, André Franklin, do chefe da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Frederico Basane e do Diretor Nacional de Água e Saneamento do Uruguai, Mateo Júri. Até sexta-feira já haviam confirmado presença os representantes de Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Guatemala, Panamá, Nicarágua, Guiana, Peru, Honduras, Colômbia, Jamaica, Peru e México.
Segundo o coordenador do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Brasil, Sérgio Gonçalves, trata-se de "um evento que visa promover o compromisso e a articulação entre os países participantes, sobre as questões de saneamento e meio ambiente". As atividades começam na manhã do dia 15 de março, com o painel “Universalização do Saneamento: avanços e desafios”, com a participação da vice-presidente para América Latina do Banco Mundial (EUA), Pamela Cox.
Mais informações no site: www.latinosan2010.org.br
Fonte:
Ministério das Cidades
12/03/2010 21:03
Artigos Relacionados
Brasil se aproxima de países da América Latina para resolver problemas de infraestrutura na região
Países da América Latina e Caribe se reúnem para tratar igualdade do gênero
Países da América Latina se unem para estimular comércio de produtos químicos
Brasil e Japão promovem treinamento de TV Digital para países da América Latina
Brasil faz acordo para aumentar os voos entre países da America Latina
Países do Mercosul querem atrair turistas japoneses para a América Latina