PALMEIRA CONFIA EM RESULTADOS DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA



O senador Guilherme Palmeira (PFL-AL) defendeu hoje (dia 10) a conveniente avaliação dos resultados obtidos pelo programa Comunidade Solidária, por acreditar serem úteis para incentivar a coesão social "num país em que o individualismo sempre foi a marca registrada". No seu entender, essa iniciativa é prova de que o país, ao invés de lamentar as dificuldades, está buscando soluções e encarando os problemas sociais como uma responsabilidade moral coletiva.

- Acredito que a força da convicção e o poder de uma idéia bem concebida sejam capazes de permitir o que décadas de assistencialismo político, lamentavelmente, não conseguiram produzir entre nós - declarou o senador, lamentando que resultados do movimento ainda sejam desconhecidos por grande parte dos brasileiros e, inclusive, pelo próprio Congresso.

Guilherme Palmeira chamou a atenção para o fato de o programa ter conseguido unir esforços da sociedade sem interferências políticas ou pressões corporativas, partindo apenas do princípio de que "contribuem os que podem, participam os que têm condição e se beneficiam os que necessitam". Na sua opinião, deve merecer a solidariedade de todos "esse poderoso mecanismo de auto-mobilização".

O senador considerou "critérios justos, politicamente corretos e eticamente irretocáveis" aqueles utilizados para escolha dos municípios que integrariam o programa. Segundo ele, baseada nas carências sociais do Nordeste, a atuação do movimento nessa região é bastante significativa.



10/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ILB assina convênio com Comunidade Solidária

ALCÂNTARA APLAUDE ATUAÇÃO DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA

ALCÂNTARA DESTACA ATUAÇÃO DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA

BOAVENTURA PEDE AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA

SELIGMAN DIZ QUE COMUNIDADE SOLIDÁRIA BUSCARÁ DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

MILTON SELIGMAN FALA SOBRE COMUNIDADE SOLIDÁRIA NA CAS