BOAVENTURA PEDE AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA



O senador Albino Boaventura (PMDB-GO) pediu a ampliação da área de atuação do Programa Comunidade Solidária. O parlamentar destacou os bons resultados obtidos até agora com o programa, mas ressalvou ser necessário aumentar o número de municípios beneficiados.

De acordo com os dados apresentados pelo representante de Goiás no Senado, o programa do governo federal atingiu, até agora, 1.369 municípios, menos de um quarto do total no país. Nos primeiros quatro anos de funcionamento, o Comunidade Solidária aplicou R$ 7,6 bilhões para minimizar os efeitos da pobreza. Desse total, pouco mais da metade - 51,3% - foram aplicados na região Norte e Nordeste. Mas a região Centro-Oeste, destacou, perde em aporte de recursos para as regiões Sul e Sudeste.

- Há casos de municípios, inclusive de meu estado, Goiás, que registram elevadíssimo índice de pobreza e que ainda não receberam os benefícios desse importante programa de promoção social - afirmou Albino Boaventura.

O parlamentar parabenizou o Comunidade Solidária por ter conseguido superar as distorções clássicas dos programas governamentais voltados para a área social, graças à ampliação do controle de sua gestão pela comunidade. Lembrou que a comunidade já é majoritariamente representada no Conselho Consultivo da entidade, órgão que determina as grandes linhas a serem desenvolvidas pela Secretaria Executiva do programa. Ele também elogiou o subprograma Comunidade Ativa, que atua em 150 cidades (52 delas não contempladas pelo Comunidade Solidária) e que tem como meta o desenvolvimento integrado e sustentado.

Boaventura afirmou ser preciso superar "a indiferença e a insensibilidade" de setores da área econômica do governo federal, para que seja ampliado o alcance do Comunidade Solidária. Lembrou que essa postura da área econômica provocou "corretas e oportunas advertências e cobranças da primeira-dama, Ruth Cardoso".

16/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR APÓIA EXPANSÃO DO PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA

ACM PROPÕE PROGRAMA MAIS AMPLO QUE O COMUNIDADE SOLIDÁRIA E A RENDA MÍNIMA

ACM PROPÕE PROGRAMA MAIS AMPLO QUE O COMUNIDADE SOLIDÁRIA E A RENDA MÍNIMA

ILB assina convênio com Comunidade Solidária

ALCÂNTARA APLAUDE ATUAÇÃO DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA

PALMEIRA CONFIA EM RESULTADOS DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA