Papaléo critica proposta de fundo de pensão para servidores contido na reforma



O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) criticou a proposta de criação de fundos de pensão para complementação da aposentadoria de servidores públicos, conforme está previsto na proposta de reforma da Previdência. Ele disse nesta terça-feira (11) que há uma série de dúvidas que ainda não foram respondidas pelos autores da proposta, como o impacto financeiro e social dos fundos, quem administraria os fundos, qual a contribuição do governo e como se daria essa contribuição, e qual seria a taxa de administração.

Papaléo disse ainda que não há qualquer garantia de que o servidor público receberá de volta o dinheiro investido no fundo de pensão oficial.

- Foram constatados desastres nos fundos de pensão implantados na Argentina, no Uruguai e no Chile, e também há incertezas quando ao futuro dos fundos de pensão da Europa e dos Estados Unidos - registrou o senador. Ele teme também que o dinheiro seja aplicado no mercado de ações, o que tornaria ainda mais incerto o retorno do dinheiro aos servidores.



11/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo: não há garantia de que servidores receberão de seus fundos de pensão

Fundo de pensão dos servidores pode ser maior do que a Previ

Legislativo vai aderir ao fundo de pensão dos servidores do Executivo

Proposta cria fundo para beneficiar servidores públicos

TEBET CRITICA DESEQUILÍBRIO REGIONAL CONTIDO NO PPA

Ivo Cassol critica proposta de plebiscito para reforma política