Papaléo defende mais investimentos federais para campanhas sobre câncer de pele
O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) avaliou nesta segunda-feira (10) que o aumento da incidência de câncer de pele no país, conforme dados levantados pelo Ministério da Saúde, indica a necessidade de aumentar os investimentos federais na realização de campanhas de prevenção desse tipo de câncer.
O câncer de pele, especialmente na forma do carcinoma basocelular, já é o tipo de câncer mais freqüente na população brasileira, advertiu Papaléo, que citou a ocorrência de mais de 80 mil casos anuais. Já o segundo tipo, o melanoma, prosseguiu ele, embora atinja um número menor de pessoas, é bem mais grave, por sua letalidade. Uma vez ocorrida a metástase, o melanoma é incurável na maioria dos casos, explicou.
Apesar de o Ministério da Saúde, por intermédio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), e entidades como a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) terem manifestado sua preocupação com a evolução da doença entre a população brasileira, patrocinando campanhas de esclarecimento, o senador considerou que, se há aumento nos casos de câncer de pele, é porque as pessoas não têm tomado os cuidados necessários.
- Daí sentir-me impelido, como homem público e como médico, a utilizar o espaço privilegiado desta tribuna, com sua visibilidade peculiar, para cumprir de certa forma o dever que essa dupla condição me impõe e contribuir para o esclarecimento da população - afirmou Papaléo Paes.
10/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo Paes defende mais investimentos para o cinema nacional
Papaleo defende campanhas para incentivar a doação de órgãos
Papaléo Paes defende importância de medidas e campanhas antitabagistas
Papaléo propõe mais campanhas preventivas do governo contra a hepatite
Dermatologia do HC orienta sobre câncer de pele
Papaléo Paes pede mais recursos federais para o combate ao 'crack'