Papaléo pede que o Cade reverta decisão sobre a Garoto
O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) anunciou nesta quarta-feira (10) que está alinhado com os que defendem a imediata reversão da decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que determinou a venda do controle da fábrica de chocolates da Garoto, adquirido pela multinacional Nestlé.
- A decisão do Cade, rejeitando a proposta de fusão por cinco votos a um dos conselheiros, e negando seguimento ao processo de fusão das duas empresas, corresponde a um impacto negativo na estratégia empresarial e altera o panorama dos negócios no país. Acresce que, desde sua criação em 1962, jamais o conselho decidiu tão radicalmente em questão de tal porte no país - acrescentou.
Papaléo disse que a decisão do Cade, que "gerou acalorada polêmica", pode inviabilizar futuras operações de fusão, pois "não dá para esperar dois anos por uma decisão". O senador ressaltou que para o conselheiro Grandino Rodas, único a votar favoravelmente à fusão, a decisão ultrapassa os limites da intervenção e é "inconstitucional e radical".
O senador Mão Santa (PMDB-PI), em aparte, disse que o governo "errou mais uma vez" ao impedir a fusão da Garoto com a Nestlé.
- Para essa gente aí o muro de Berlim não caiu. O governo tinha 15 ministérios e passou para 40 só para dar emprego aos derrotados do PT - disse Mão Santa, ressaltando que o Brasil é um país capitalista.
O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) lembrou que apresentou um projeto de resolução que cria a Comissão de Defesa do Consumidor do Senado Federal. A matéria ainda está tramitando. Ele disse que essa comissão seria o foro adequado para o debate de questões como a fusão da Nestlé com a Garoto.
10/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet pede ao Cade que mude decisão e permita compra da Garoto pela Nestlé
CAE debate nesta quarta decisão do Cade sobre venda da Garoto
Motta pede apoio de senadores para reverter decisão do Cade,que impediu compra da Garoto pela Nestlé
Camata critica decisão do Cade contra venda da Garoto
Projeto pretende agilizar decisão do Cade e impedir casos como o da Garoto
Camata critica decisão do Cade de suspender compra da Garoto pela Nestlé