Papaléo quer novas formas de calcular benefícios



Durante sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado, nesta terça-feira (26), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) sugeriu a necessidade de garantir novas formas de fixar reajustes salariais para a categoria, com mudanças no cálculo dos benefícios. O senador lembrou que desde a desvinculação do salário-benefício do salário mínimo, ocorrida em 1991, os benefícios previdenciários ficaram desprotegidos e vêm, desde então, perdendo poder de compra.

- Ninguém é culpado se gastaram o dinheiro das aposentadorias com obras que não têm nada a ver com Previdência, ninguém tem culpa se o governo cobra 11% do salário, - desculpem -, miserável dos aposentados. O governo deveria tomar a sua responsabilidade - afirmou Papaléo.

O senador deseja também a criação de programas de inclusão para aposentados com a instituição de projetos de educação permanente, programas de saúde e de combate ao preconceito etário.

- Só assim poderemos nos orgulhar dos nossos aposentados e festejar seu dia com dignidade e alegria. Só assim retribuiremos sua abnegação e disposição de lutar pela família e sociedade brasileiras - afirmou.

O senador considerou a homenagem promovida pelo Senado "gratificante e oportuna". Papaléo adjetivou os aposentados como "brasileiros que sobrevivem com parcos recursos e muitas vezes garantem a subsistência de suas famílias" e destacou que a maioria dos aposentados recebe apenas salário mínimo, o que, na opinião do senador "é pouco para a manutenção de si próprios e da família".

Papaléo destacou não ter concordado com a chamada reforma da Previdência e disse que deixou a base aliada do governo por discordar da proposta. O senador disse ainda que se o governo federal abrir mão de criar a TV pública poderá suspender a cobrança da contribuição de 11% do salário dos aposentados.



26/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


JORGE QUER FACILITAR NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA

Ministra quer novas formas de produção para evitar desperdício e promover sustentabilidade

Senado aprova extinção do fator previdenciário e modifica forma de calcular benefícios

Senado aprova extinção do fator previdenciário e modifica forma de calcular benefícios

Sibá defende novas formas de desenvolvimento da Amazônia

Novas formas de discriminação nas relações de trabalho poderão ser punidas