Para aprovar a DRU, governo tenta negociar verba para a saúde até terça



O governo vai tentar negociar, até a próxima terça-feira (6), uma alternativa ao projeto que regulamenta a Emenda 29 e fixa os percentuais da receita da União, dos estados e dos municípios a serem destinados à saúde, e com isso chegar a acordo para votação da proposta de Emenda à Constituição (PEC 114/2011), que prorroga a Desvinculação de Receitas da União ( DRU ) até dezembro de 2015.

O anúncio foi feito pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), após reunião de líderes partidários nesta terça-feira (29). O governo tem pressa na votação da DRU, mecanismo que desvincula 20% das receitas de parte das contribuições econômicas e sociais, excetuadas as previdenciárias. Mas a oposição exige que o Plenário vote antes o substitutivo do PLS 121/2007, que regulamenta a Emenda Constitucional 29, determinando que a União deve aplicar anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, o montante mínimo equivalente a 10% da receita corrente bruta.

- O governo descarta os 10%, mas a oposição e uma parte da base defendem o percentual. Estamos tentando construir uma alternativa como forma de reforçar o orçamento da saúde. O senador Humberto Costa [PT/PE] é o relator e está discutindo no Ministério do Planejamento e no Ministério da Saúde, mas ainda não há uma posição.

Jucá ressaltou que, mesmo sem entendimento sobre a Emenda 29, o governo "levará até as últimas consequências" a votação da PEC 114/2011.

- O calendário para a votação está apertado, mas temos prazo ainda e sempre há a possibilidade de uma convocação extraordinária - disse. Conforme informou, se não houver acordo com a oposição, a prorrogação da DRU deverá ser votada em primeiro turno entre os dias 6 e 7 de dezembro e, em segundo turno, entre 20 e 21 de dezembro.

- Se pudermos fazer um acordo com a oposição, melhor, o prazo fica mais confortável - afirmou Jucá.

O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), disse que a oposição vai aguardar até a terça-feira, mas adiantou que, se não houver acordo, fará uso de todos os expedientes regimentais para impedir que a DRU seja votada sem a decisão sobre a Emenda 29.

Retirada de Pauta

Jucá explicou que pedirá a retirada de pauta de proposta (PEC 87/2011) que também trata da prorrogação da DRU e foi apresentada no Senado, em favor da PEC 114/2011, cujo teor é semelhante, mas que já foi aprovada na Câmara.



29/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Autorização para governo negociar crédito polonês fica para terça-feira

Subcomissão tenta negociar prazo maior para retirada dos Moradores dos Jardins

Mercadante tenta reabrir negociações para aprovar prorrogação da CPMF

Mercadante tenta reabrir negociação para aprovar renovação da CPMF

Líderes reúnem-se nesta terça para negociar desobstrução de pauta de votações

Congresso tenta votar LDO na terça, para entrar em recesso