Para Freitas Neto, Congresso fecha o ano como poder autônomo



Ao fazer uma avaliação das atividades do Congresso, em especial do Senado Federal, ao final deste ano legislativo, o senador Freitas Neto (PFL-PI) afirmou que o Parlamento "fecha o ano de 2001 com um saldo extremamente positivo, pois examinou um número recorde de proposições - 996 - e, mais importante, afirmou-se como poder autônomo".

Freitas também disse que a simples enumeração das matérias aprovadas não permitem uma visão da importância das propostas examinadas. O senador entende que o mérito das atividades legislativas pode ser melhor avaliado quando se verifica a repercussão dos projetos que foram aprovadas na vida diária dos brasileiros.

- Entre as matérias que aprovamos, chamo a atenção para aquela que permitirá colocar em vigor a partir de primeiro de janeiro a contribuição incidente sobre os combustíveis, possibilitando uma completa reordenação do processo de formação de preços do setor energético - ressaltou.

Ele também citou a gratuidade dos teste da DNA e a revisão da tabela de descontos do imposto de renda, "que trará alívio financeiro para vários milhões de contribuintes", como exemplos significativos da repercussão das atividades do Congresso no dia-a-dia da população.

Freitas Neto também considerou um avanço o fato de que um crescente número de proposições aprovadas "teve origem parlamentar", como a própria revisão do imposto de renda, além da atualização do voto eletrônico e da criação do Estatuto das Cidades.

Mas, para o senador, isso não significa que os últimos 12 meses tenham sido tranqüilos para o Congresso Nacional. Ele lembrou dos três senadores - dois ex-presidentes e um ex-líder do Governo - que renunciaram ao mandato. Isso, segundo Freitas Neto, foi um processo "doloroso e desgastante, mas a Casa se impôs", afirmou, apontando também a relação produtiva com o Poder Executivo.

27/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Freitas Neto defende esforço do Congresso para votar prioridades do Executivo

Freitas Neto acredita que Congresso vai resistir à MP que aumentou alíquota da CSLL

Freitas Neto: Congresso pode corrigir "insensibilidade" do governo com funcionalismo

FREITAS NETO QUER PRESSA PARA LUZ NO SUL DO PIAUÍ

Freitas Neto propõe carteira de motorista para maiores de 16

FREITAS NETO RECLAMA MAIS RECURSOS PARA O PIAUÍ