Para Osmar Dias, responsabilidade pelas águas subterrâneas deve ser da União
Na sessão que comemora o Dia Mundial da Água, o senador Osmar Dias (PDT-PR) disse que a União deve ser responsável pelas águas subterrâneas do Brasil, hoje nas mãos dos estados. Observou que o uso do Aqüífero Guarani, que se estende por grande parte do Centro-Sul brasileiro e vai até países vizinhos, deve ser controlado pela União em comum acordo com outros países.
O senador advertiu que o Brasil não tem cuidado de suas águas, lançando nos rios, lagos e no mar 90% dos esgotos das cidades, dos quais apenas 20% são tratados. Ele pediu o fortalecimento da Agência Nacional de Águas (ANA) e leis rigorosas que levem os municípios a tratar seus esgotos.
Osmar Dias afirmou que a importância do tratamento das águas e dos esgotos está em um número: 50% das mortes no mundo se deve à água - ou sua falta, ou sua contaminação. Lembrou que a ONU vem alertando há tempos os governos sobre a necessidade de se cuidar das águas, prevendo que dentro de 12 anos o mundo terá 1,8 bilhão de pessoas enfrentando severas dificuldades pela falta de água.
18/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Águas subterrâneas podem ser patrimônio da União
Daee perfura poços para monitorar águas subterrâneas
Osmar Dias defende aperfeiçoamento da Lei de Responsabilidade Fiscal
OSMAR DIAS FALA À TV SENADO SOBRE PROJETO QUE TRATA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
Osmar Dias diz que responsabilidade por morosidade do Congresso é do próprio governo
Osmar Dias: Senado exige cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal