PARA REQUIÃO, BRASIL VIVE "FARSA ELEITORAL"



Citando exemplos de decisões da Justiça Eleitoral brasileira, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou nesta quinta-feira, em Plenário, que o Brasil está vivendo uma "farsa eleitoral". Ele condenou a existência da Justiça Eleitoral, que chamou de excrescência, e disse que a instituição deve ser extinta.
- O Brasil é um de dois países do mundo que têm uma Justiça Eleitoral. O outro é a Costa Rica. Os demais possuem comissões que organizam as eleições - afirmou Requião, que condenou o fato de prédios suntuosos serem construídos para a Justiça Eleitoral para empregar centenas de funcionários que ficam "dois anos sem trabalhar".
O senador citou decisão de juíza de Curitiba que não determinou a apreensão de 1,2 mil quilos de arroz e de 5 mil batons encontrados em comitê de um candidato do PFL paranaense. Na opinião de Requião, esse tipo de "material de propaganda" é irregular. Porém, a juíza, disse, aceitou os argumentos do candidato de que o arroz seria utilizado no preparo de um risoto para o pessoal do comitê.
- Só faltou dizer que os batons são para uso pessoal - ironizou o senador.Enquanto abusos desse tipo são permitidos pela Justiça Eleitoral, disse Requião, quem fizer uma simples declaração de apoio a um candidato fora do período de campanha em meio de comunicação pode ser multado em 20 mil Ufir, exemplificou.

03/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO SUGERE MUDANÇAS NA LEI ELEITORAL

REQUIÃO DEFENDE FIM DA JUSTIÇA ELEITORAL

Requião contesta ação do STF por crime eleitoral

Para Jorge Viana, Brasil vive momento de independência econômica e política

REQUIÃO CRITICA SENTENÇAS E DEFENDE MUDANÇAS NA LEI ELEITORAL

REQUIÃO PROTESTA CONTRA DECISÕES DA JUSTIÇA ELEITORAL