Partidos devem definir nesta terça critério para distribuição da presidência das comissões



Os líderes partidários não conseguiram chegar a um consenso nesta segunda-feira (31) a respeito do critério para a distribuição da presidência das comissões permanentes do Senado. De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), porém, os partidos caminham para um acordo, que deve ser fechado nessa terça-feira (1º), antes da eleição da Mesa.

O impasse existe porque o PMDB e os partidos de oposição defendem o critério da proporcionalidade partidária para a distribuição da presidência das comissões, enquanto o PT e alguns partidos da base governista querem que a distribuição leve em conta os blocos partidários e não os partidos isoladamente. Segundo Jucá, o acordo deve ser fechado nos seguintes termos: para os cargos da Mesa, será adotado o critério tradicional, da proporcionalidade partidária; já na distribuição da presidência das comissões, deve ser tentado um "critério misto".

- Vamos tentar criar um equilíbrio. Nem todos vão levar aquilo que querem levar, mas tentaremos atender satisfatoriamente a todos os partidos - disse.

De acordo com Jucá, na prática, cada partido ou bloco apresentará seus pleitos e a decisão final será definida por acordo. Ele apontou como mais disputadas as Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI), de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O senador explicou ainda que, definido o critério de distribuição e após a posse dos parlamentares, os líderes partidários indicarão os membros das comissões. As eleições para a presidência dos colegiados deverá ser realizada, então, na próxima semana.

Jucá afirmou que o acordo que deverá garantir a reeleição do presidente José Sarney não está ameaçado.

- Isso não está em questão - disse.

Liderança

Jucá confirmou que foi convidado pela presidente da República, Dilma Rousseff, a permanecer na liderança do governo no Senado, mas ressalvou que a indicação ainda não chegou à Mesa. Ele disse que aceitou o convite.



31/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes devem decidir nesta terça como será eleição para as comissões

Comissões destinadas ao exame de MPs devem ser instaladas nesta terça-feira

Magno Malta pede critérios claros para definir presidência das comissões do Senado

Reunião de líderes não decide distribuição de comissões entre os partidos

Líderes se reúnem nesta terça para definir pauta de votações

Garibaldi consulta líderes nesta terça-feira para definir pauta do Senado