PATROCÍNIO: DÍVIDAS PREVIDENCIÁRIAS DE PREFEITURAS PODEM PAGAR OBRAS



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) anunciou hoje (dia 11) que apresentará amanhã (dia 12), durante o primeiro dia de discussão da reforma da Previdência em plenário, emenda que autoriza o INSS a investir nos municípios o mesmo valor das dívidas de cada prefeitura para com o instituto, vencidas até fevereiro último. O dinheiro se destinará com prioridade a obras já iniciadas.

Patrocínio lembrou que centenas de municípios reescalonaram suas dívidas junto ao INSS e têm retidos até 9% dos repasses do FPM para pagamento de parcelas de atrasados. Com tais pagamentos, essas prefeituras estão em dificuldades e muitos prefeitos acabam se dirigindo a Brasília para tentar junto ao governo federal dinheiro a fundo perdido para bancar seus projetos.

- Com minha emenda, o prefeito não tem de vir a Brasília arrumar dinheiro. Ele poderá usar o dinheiro destinado ao INSS - esclareceu. O total de retenção "será uma gota de águana imensidão que foi destinada ao Proer", cerca de R$ 20 bilhões, conforme o senador.

Trechos de artigo da jornalista Marta Salomon, publicado hoje (dia 11) pela Folha de S. Paulo, sob o título "Não é o que parece", foram lidos por Carlos Patrocínio. Conforme o artigo, até agora o governo liberou percentuais muito baixos das dotações destinadas aos projetos do Brasil em ação, "carro-chefe da campanha presidencial à reeleição". Segundo a jornalista, até 15 de julho a reforma agrária só havia recebido 6,28% das verbas previstas para todo o ano. O combate à mortalidade ganhou apenas 12,59%.

Levantamento feito pelo deputado federal Alexandre Cardoso, mostrando que 54% das prefeituras não têm condições de se sustentar, foi citado pelo senador pelo Tocantins. Patrocínio disse que o deputado pretende apresentar projeto reduzindo o número de municípios, eliminando aqueles que não conseguem sobreviver sozinhos.



11/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


IMÓVEIS RURAIS PODEM SER USADOS PARA PAGAR DÍVIDAS PREVIDENCIÁRIAS

Academias de ginástica e de dança podem ser dispensadas de pagar direitos autorais de obras musicais

Aprovado projeto que extingue dívidas previdenciárias da agroindústria

CCJ APROVA PROJETO QUE FACILITA EXECUÇÃO DE DÍVIDAS PREVIDENCIÁRIAS

Projeto permite trocar índice de correção das dívidas previdenciárias municipais

MP que permite parcelamento de dívidas previdenciárias de municípios em 20 anos volta à Câmara