Paulo Bauer critica governo por vetar ajuda a cidades do Sul vitimadas pela seca



O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) criticou a presidente da República, Dilma Rousseff, por vetar o dispositivo do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 20/2012 que permitiria ajuda a municípios da região Sul vitimados pela seca do início do ano. O parlamentar também criticou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a quem atribuiu a iniciativa de propor o veto à presidente.

Originado da Medida Provisória (MP) 565/2012, o PLV foi sancionado com vetos pela presidente da República, dando origem à Lei 12.716/2012, que libera linhas de financiamento para setores produtivos de municípios em estado de calamidade pública no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo Bauer, o veto de Dilma causou insatisfação e desapontamento no Senado e na Câmara, pois a emenda que estendia os benefícios à região Sul foi aprovada em ambas as Casas depois de acordo entre as lideranças partidárias.

- O Sul também precisa! Não é só no Nordeste que existem tristezas e dificuldades – afirmou o senador, ao dizer que milhares de pequenos produtores dos estados sulistas também sofreram grandes perdas devido à seca do início de 2012.

Bauer chamou o ministro da Fazenda de Guido Insensível’ Mantega, por, no entender do senador, ser incapaz de compreender as dificuldades enfrentadas por determinados segmentos da sociedade brasileira.

- Ele recomendou à Presidência o veto. Querem enforcar o agricultor do Sul do país, que foi tratado de forma injusta e indevida – declarou.

Em apartes, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Ana Amélia (PP-RS) apoiaram o pronunciamento do colega. Maldaner disse que o veto de Dilma “surpreende e revolta”. Ana Amélia informou que a emenda prevendo benefícios também para a região Sul , do próprio Bauer e acatada pelo relator, senador Walter Pinheiro (PT-BA), refletia apelos dos pequenos produtores dos estados do Sul, principalmente suinocultores e avicultores.

- Esta Casa está perdendo a competência de aperfeiçoar as matérias enviadas pelo Executivo – disse Ana Amélia.

Bauer reforçou as críticas.

- Nós aqui somos capachos da presidente da República! – acrescentou.



25/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa pede ajuda para cidades atingidas pela seca no Nordeste

Paulo Bauer critica governo do PT

Paulo Bauer critica política econômica do governo e pede simplificação tributária

Paulo Bauer critica governo federal por anúncios de obras em período eleitoral

Raimundo Colombo critica governo por vetar fiscalização do imposto sindical

Eunício Oliveira pede ajuda urgente para 166 cidades cearenses em estado de calamidade pública em razão da seca