Paulo Davim propõe que beneficiários do Fies paguem parte da dívida prestando serviços




Projeto apresentado pelo senador Paulo Davim (PV-RN) permite que todos os graduados nas diferentes licenciaturas e os formados em medicina, odontologia e enfermagem abatam até 12 meses das prestações devidas ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), em troca da prestação de serviços a instituições públicas federais, estaduais ou municipais. Depois de lido em Plenário, o projeto será encaminhado para análise das comissões temáticas.

O objetivo, explicou o senador em Plenário, nesta quarta-feira (23), é garantir a destinação pública de parte dos recursos empregados no Fies e possibilitar oportunidades para a primeira atuação profissional dos jovens formados em áreas de interesse social. Paulo Davim destacou que esses jovens, adquirida essa primeira experiência, poderão posteriormente até ser aprovados em concursos para entidades de ensino ou unidades de saúde federal. Dessa forma estaria garantido o retorno social e o retorno individual do programa de financiamento estudantil.

Para ser operacionalizada a proposta requererá a edição de regulamento que normatize os procedimentos necessários para o abatimento proposto e detalhe os conteúdos que deverão constar dos termos de parceria a serem firmados entre as instituições que receberam os graduados do Fies e o agente operador do programa, explicou Paulo Davim.

O parlamentar lembrou que atualmente muitos estudantes e seus familiares encontram grandes dificuldades para pagar ao erário o que receberam para poder concluir seus cursos.



23/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Grupo de trabalho que discute crise da Varig propõe que estados paguem dívida com a empresa

Ana Amélia propõe que parte da dívida de estados e municípios seja transformada em investimentos

Paulo Davim elogia iniciativa do governo para melhorar qualidade de serviços de saúde

Paulo Davim propõe novas fontes de recursos para a saúde

Paulo Davim propõe doações como fonte de recursos para Saúde

Aprovada ampliação de beneficiários do Fies